quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CASAN de Rio do Sul



Nós fomos para a CASAN de Rio do Sul no dia 28/10/2014. Lá um homem chamado Thiago que é bioquímico, nos guiou. Ele explicou que são tratados 320 litros de água por segundo, que todo dia e toda hora há gente trabalhando para fornecer a água.
Falou que a água bruta é a água que não foi tratada. O primeiro produto usado para tratar a água é o PAC (Policloreto de Alumínio), que forma flocos de sujeira.
Eles colocam o polímero na água e formam-se flocos pequenos de sujeira. Os flocos ficam em umas telas na água e a água fica mais limpa, daí tem um tanque que no fundo há carvão que serve para filtrar a água e eliminar vários microrganismos.
Após a filtração são colocados três produtos químicos: Cloro (para matar microrganismos), Flúor (para proteção dos dentes) e Cal (para regular o pH), deixando assim a água tratada e potável para consumo.
Eles captam a água do Rio Itajaí do Sul e distribuem nas cidades de Rio do Sul, Lontras, Laurentino, Aurora e Agronômica para 90.000 pessoas.
Além de fazer o tratamento da agua na CASAN de Rio do Sul, eles fazem a análise da qualidade da água de toda a nossa região.
Foi bom ir para lá, pois aprendemos várias coisas da água.

Texto escrito pelas alunas Gabriela Jorge e Samyra Mafra Resner (6º ano II)