segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FESTA DO FRANGO CAIPIRA



FESTA DO FRANGO CAIPIRA
Pesquisadores – 8º ano¹
Orientador – Cléucio Bruenning²



1 INTRODUÇÃO

Com o intuito de retratar a cultura local, divulgando as potencialidades agrícolas do município e valorizando o trabalho dos agricultores que encontravam na criação de frango caipira uma diversificação e complementação de renda, Presidente Nereu sediou dentre os anos de 2002 a 2006, a Festa do Frango Caipira.
Foram realizadas quatro festas ao longo destes anos, uma por ano, exceto o ano de 2005. A partir da terceira festa, o evento durava três dias, diferentemente da primeira edição que foi realizada em um só dia e a segunda em dois dias.
Sempre muito bem frequentada, o evento era prestigiado por pessoas de várias localidades que além de diversos atrativos, podiam contar também com vários pratos típicos.
Um dos momentos mais esperados da festa era a eleição da rainha e princesas, estas, vestidas com trajes típicos da origem local, davam um toque especial de beleza e simpatia.
A primeira edição foi realizada como já mencionado, em um único dia, no mês de julho de 2002.
Já a segunda edição, com um público estimado em sete mil pessoas, foi realizada em dois dias, no mês de julho de 2003.
Antecipado para o mês de maio, a terceira edição, agora com o apoio da Sociedade Esportiva Boa União entre outros, contava com um amplo espaço, ideal para realização de um evento da magnitude que foi a Festa do Frango Caipira.
Com grande prestigio no Alto Vale do Itajaí, no mês de setembro de 2006 é realizada a quarta e última edição da Festa do Frango Caipira.
Dentre muitos fatores para a não mais realização da festa, destaca-se o fato de que a cidade, com menos de três mil habitantes, não tinha mais condições financeiras para suprir as necessidades econômicas que uma festa destas necessitava.
Contudo, a cidade hoje conta com belezas naturais e a Festa do Colono que com muito charme e beleza encanta a todos que vem prestigiar.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CASAN de Rio do Sul



Nós fomos para a CASAN de Rio do Sul no dia 28/10/2014. Lá um homem chamado Thiago que é bioquímico, nos guiou. Ele explicou que são tratados 320 litros de água por segundo, que todo dia e toda hora há gente trabalhando para fornecer a água.
Falou que a água bruta é a água que não foi tratada. O primeiro produto usado para tratar a água é o PAC (Policloreto de Alumínio), que forma flocos de sujeira.
Eles colocam o polímero na água e formam-se flocos pequenos de sujeira. Os flocos ficam em umas telas na água e a água fica mais limpa, daí tem um tanque que no fundo há carvão que serve para filtrar a água e eliminar vários microrganismos.
Após a filtração são colocados três produtos químicos: Cloro (para matar microrganismos), Flúor (para proteção dos dentes) e Cal (para regular o pH), deixando assim a água tratada e potável para consumo.
Eles captam a água do Rio Itajaí do Sul e distribuem nas cidades de Rio do Sul, Lontras, Laurentino, Aurora e Agronômica para 90.000 pessoas.
Além de fazer o tratamento da agua na CASAN de Rio do Sul, eles fazem a análise da qualidade da água de toda a nossa região.
Foi bom ir para lá, pois aprendemos várias coisas da água.

Texto escrito pelas alunas Gabriela Jorge e Samyra Mafra Resner (6º ano II)






quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PESQUISA




GRÁFICOS COM DADOS COLETADOS ATRAVÉS DE PESQUISA REALIZADA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.


 
  


terça-feira, 21 de outubro de 2014

DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA



O aluno Wesley Von Muehlen e sua professora de Língua Portuguesa Giseli Feuser Vanderlinde, receberam um diploma de menção honrosa pela classificação regional no 3º Concurso de Redação do Projeto TCE na Escola.





segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SER JOVEM



         Os alunos das turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio, na disciplina de Filosofia, após diálogos sobre o que é ser jovem nos tempos atuais, deram a sua opinião e foram filmados.
         Cada aluno teve a oportunidade de expressar seus sentimentos, opiniões, pensamentos com relação ao tema, e de forma espontânea, falaram realmente o que pensam de maneira natural.
         O objetivo principal era que eles contrastassem diferentes realidades, do jovem do passado, com seus costumes, gostos, estilos, com o jovem de hoje.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Aluna Conquista 3º Lugar no Soletração



A aluna Jéssica Rodrigues conquistou nesta quinta-feira (09/10/2014) o 3º lugar no concurso Soletração promovido pela Uniasselvi/Famesul.